Sobre a CIOPS

O Centro Integrado de Operações de Segurança é a reunião das instituições envolvidas no atendimento de emergências na área de segurança pública e defesa da cidadania em um mesmo local, através do telefone 190, compartimentando os mais modernos recursos tecnológicos.

Um único número de acesso da comunidade aos serviços prestados, desonera o cidadão de pesquisa e compreensão de atribuições em momentos de emergência. O Centro engloba serviços de atendimento prestados pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros serviços de emergência prestados pela Polícia Civil, Instituto Médico Legal, Instituto de Criminalística.

A integração das instituições e as tecnologias de informação e de comunicação possibilitam ao CIOPS acompanhar o policial em ação, orientando os seus procedimentos, passando-lhes todas as informações de que necessitar, além de deslocar com rapidez e eficiência recursos especializados para apoio e suporte operacional.

É um órgão que funciona diuturnamente, em regime de plantões, com equipes de servidores especializados na prestação de um serviço de qualidade, como resposta ao reclamo da população em geral.