Grupo inicia fiscalização de shoppings, em São Luís

shopping

O Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MA) e Ministério Público iniciaram, nesta segunda-feira (18), uma série de inspeções em shoppings de São Luís. O objetivo é checar as condições de segurança destes locais e evitar que ocorram problemas posteriormente.

O primeiro estabelecimento visitado pela comissão foi o shopping localizado no bairro Maranhão Novo. No local foram encontrados dois principais problemas: na central de gás e no estacionamento coberto. O primeiro, que atende toda a praça de alimentação, foi construído sem constar do projeto original. Já no segundo problema, a comissão recomendou que seja feito um desvio no trajeto de uma das colunas que fazem parte da estrutura de sustentação dos pisos superiores.

“Aqui verificamos extintores que não estavam em locais adequados, obstáculos na frente deles, a central de GLP construída não consta no projeto original e também já solicitamos a construção de um guard rail [espécie de muro metálico] no estacionamento, próximo a uma curva”, explicou o tenete-coronel dos Bombeiros, Wibirajá Figueiredo.

Segundo o coronel, a direção do shopping já foi notificada e informou que apresentará ao Corpo de Bombeiros um projeto sobre a central de gás. Após sua análise, será emitido parecer sobre a necessidade de mudança de local ou até demolição da central. “Ao término dessas inspeções serão dados prazos de 15 a 20 dias para que sejam corrigidos, porque o intuito é proporcionar um ambiente seguro para o consumidor”, disse Figueiredo.

Após as inspeções, a direção do shopping informou que atenderá a todas as observações e exigências apresentadas pela comissão. “Vamos executar e seguir todas as orientações que os bombeiros estão dando, dentro dos prazos previstos”, disse o superintendente Guilherme Paiva.