PM recaptura foragido em Bacabal

ssp-artigo-02

Policiais do Serviço de Inteligência do 15º Batalhão de Policia Militar prenderam na tarde desta quinta-feira, o foragido da justiça, Gilmar Félix de Sousa, de 24 anos, no município de Bacabal no interior do estado do Maranhão.

Segundo informações policiais, Gilmar estava foragido desde abril de 2011, onde cumpria pena por roubos e furtos. O mesmo foi localizado pelo serviço de inteligência por volta das 12h30min de hoje, em sua residência localizada no Bairro Presido naquela cidade.

No momento em foi detido Gilmar, estava na companhia de Jhoony Cleyton da Conceição, 27 anos. Em poder deles, foram encontradas 1caixa de som, uma garrafa térmica, 1lampada fluorescente, uma faca de serra e um cachimbo artesanal.

Ainda a polícia, o foragido da justiça estava sendo monitorado há alguns dias,devido ás inúmeras denúncias de que ele estaria praticando furtos.o próprio pai do Gilmar relatou aos policiais que o filh0o estava furtando objetos da própria família para trocar por drogas e por conta disso ameaçava constantemente os seus familiares.

Gilmar Félix e Jhoony Cleyton da Conceição foram apresentados na 16ª Delegacia Regional de Bacabal para os procedimentos legais.

Investigadores do 5º DP prende homicida no Anjo da Guarda

ssp-artigo-05

Em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, investigadores do 5º Distrito Policial Civil do Anjo da Guarda prenderam, nesta terça-feira (19), Ronilson Sousa Abreu, conhecido como Pernalonga, de 30 anos.

Investigações coordenadas pela delegada Diones Marilda, adjunta do 5ºDP, apontaram Ronilson como sendo o autor do homicídio que vitimou João Batista Barbosa Santos, o Paulo, de 31 anos. Após as investigações a policia solicitou ao Poder Judiciário a emissão do mandado.

Pernalonga foi detido após denúncias anônimas indicarem seu paradeiro. Ele foi preso pela equipe policial na BR-135. Segundo a Polícia, o homicídio ocorreu no dia 10 de dezembro do ano passado.

Em depoimento Delegacia, ele confessou ter assassinado, também, Claudionilson Melo Pereira, 30 anos. Claudionilson teria sido a testemunha do crime que vitimou João Batista. Ambas as vítimas eram moradores da Rua Gevársio Santos, Mangueirão, no Anjo da Guarda.

Ronilson Sousa Abreu, após ser preso, foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) em Pedrinhas, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Ação da Polícia prende suspeito de participar em explosão de caixa eletrônico

delmir-sousa-menezes-preso-pela-pm

Investigadores da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), da Delegacia de Montes Altos, em conjunto com policiais da 1ª Regional de Imperatriz e do 12º Batalhão de Estreito da Polícia Militar estão, desde a madrugada desta terça-feira (19), em diligências a fim de identificar e prender a quadrilha envolvida na explosão do caixa eletrônico da agência do Bradesco, ocorrido em Montes Altos.    

No decorrer das diligências, a Polícia Militar localizou na BR- 010, na entrada do município  de Imperatriz, Delmir Sousa Menezes, 33 anos, natural de Tocantins, suspeito de envolvimento na explosão. 

Durante a revista no veículo em que ele estava, modelo Palio de cor verde, com placa NFQ-0090, de Palmas, as equipes policiais apreenderam uma escopeta calibre 12 e uma pistola 380, várias munições, roupas camufladas do Exército, e um colete a prova de balas com a marca da Polícia Civil do Tocantins.

Delmir Sousa Menezes foi autuado pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma de uso restrito. Após os procedimentos, ele foi conduzido para Centro de Custódia de Presos de Justiça de Imperatriz. A Polícia investiga a possível participação dele na explosão já que foi encontrado com os materiais momentos depois do delito. As buscas para encontrar o restante do bando continuam.

Defesa Civil Estadual disponibiliza barracas para famílias na localidade Apaco

Foto 9 barracas

Em uma ação conjunto desenvolvida com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, realizada durante o final de semana na localidade Apaco, na Cidade Operária, em São Luís, a Defesa Civil Estadual, sob a coordenação do major João Teixeira, emprestou 30 barracas para abrigar 282 famílias, entre adultos e crianças, num total de 839 pessoas, afetadas com as primeiras chuvas que caíram em São Luís.

De acordo com o major Teixeira, a Defesa Civil Estadual está acompanhando o nível dos rios e a incidência de chuvas em todo o Maranhão, trabalho feito para apurar a situação dos municípios e, até o momento, não há nenhum registro de incidentes provocados pelas chuvas. O trabalho de monitoramento está sendo feito nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias, Pinheiro, Bacabal, Pedreiras, Balsas e Estreito.

A explicação para isso se deve ao fato dos principais rios do Maranhão estarem com nível de água mais baixo pelo longo período sem chuvas. "Estamos acompanhando a situação dos municípios considerados de risco com a chegada do período chuvoso. Até agora nada de anormal, segundo os administradores e os Bombeiros de cada cidade", afirmou.

A Defesa Civil Estadual informou que, além dos seis municípios, monitora outros seis em que as cheias ainda não levaram a população a deixar suas casas. São eles: Arari (Rio Mearim), Vitória do Mearim (Rio Mearim), Cantanhede (Rio Itapecuru), Itapecuru-Mirim (Rio Itapecuru), Pirapemas (Rio Itapecuru) e Timon (Rio Parnaíba).

Washington Luiz prestigia comemoração dos 178 anos da AL e do Dia do Poder Legislativo

Foto 1 - Solenidade AL

O vice-governador Washington Luiz Oliveira foi um dos convidados de honra da solenidade comemorativa dos 178 anos de instalação da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL) e do Dia do Poder Legislativo no Estado, realizada, na tarde desta segunda-feira (18), na sede da AL. O vice-governador integrou a mesa, ao lado do presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo. “Esse é um momento histórico para o Maranhão e para o estado democrático e de direito”, declarou Washington Luiz.

A solenidade foi aberta com a palestra proferida pelo professor Antônio Barbosa, consultor do Senado, que falou sobre o tema “Assembleias Legislativas Provinciais, a República, a Ditadura Militar de 1964”. Em seguida, Arnaldo Melo entregou diploma simbólico aos deputados estaduais cassados durante a Revolução de 1964: Benedito Buzar, Sálvio Dino e Kleber Leite, este último representado pelo filho, Antônio Kenedy.

 

Benedito Buzar, que hoje é presidente da Academia Maranhense de Letras, traçou um paralelo entre o dia 25 de abril de 1964, quando contava 23 anos de idade, e os dias atuais. Emocionado, ele disse que não esperava viver um momento como esse. “Eu vivi um dos momentos mais dramáticos da minha vida. Nós éramos jovens e cheios de projetos, mas uma trama nos tirou o mandato de maneira trágica e violentamente”, disse.

Sálvio Dino chegou a chorar e mostrou a foto tirada no dia de sua cassação. “Se eu fechar os olhos, vejo este plenário cheio de cisnes negros e os olhos daqueles deputados que nos cassaram em um processo violento. Quem diria que 49 anos depois da tribuna dessa Casa eu pudesse voltar aqui e dizer: eu voltei”, disse.

 

Entre as autoridades que prestigiaram a abertura da sessão solene estavam os secretários de Estado Joaquim Haickel (Esportes), José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária) e Maurício Macêdo (Indústria e Comércio) e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior. Durante a solenidade, a Casa também homenageou todos os deputados estaduais integrantes das legislaturas no período Republicano (século XX), simbolizada nas pessoas dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Arnaldo Melo disse que o ato foi válido também para os deputados federais e vereadores cassados naquela época e que a Casa tentou resgatar a dignidade desses parlamentares. “A Assembleia cumpre a obrigação de reconhecer equívocos cometidos no passado”, declarou.

PM prende por porte de drogas e armas em Caxias

ssp-artigo-02

Policiais militares do Grupo de Operações Especiais, da cidade de Caxias, prenderam, no último fim de semana, Wallison da Conceição do Carmo, 31 anos, portando um revólver calibre 38, municiada com quatro cartuchos intactos, em um bar no Bairro Mutirão.

Em outra ação policial foi preso, Hércules César Almeida, 19 anos, em um bar no Bairro Volta Redonda, portando um revólver calibre 32. Os suspeitos foram apresentados na Delegacia Regional de Caxias, onde foram autuados pelo crime de porte ilegal de arma.

Na ocasião, também, foi preso Max Roque de Sousa, 19 anos. A prisão ocorreu no Bairro Volta Redonda, onde comercializava entorpecentes. Foram apreendidas com ele, 20 pedras de crack e a quantia de R$ 25,00. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico ilícito de drogas.  Os homens ficarão custodiados temporariamente na Regional de Caxias à disposição da Justiça.